\r\n\r\n
O período de aviso prévio faz parte do contrato de trabalho, por\r\nisso empregada que fica grávida nessa época tem direito à estabilidade.\r\nCom esse entendimento, a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais\r\n(SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma loja de ferragens a pagar\r\nindenização compensatória da estabilidade provisória da gestante a uma\r\nempregada que engravidou no período de aviso prévio.
Empregada\r\nque engravida durante aviso prévio tem direito à estabilidade, diz TST.
\r\nDollar Photo Club
Dispensada do emprego em 24 de maio 2010, com aviso prévio indenizado,\r\nela fez exame dois dias depois, que apresentou resultado negativo para\r\ngestação. Mas, no dia 23 de junho de 2010, a gravidez foi constatada por\r\nultrassonografia.
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, ao indeferir o pedido de\r\nindenização estabilitária, registrou que a empresa não demitiu a empregada por\r\ncausa da gravidez, que, no seu entendimento, seria o que a norma visaria a\r\ncoibir.
A 8ª Turma do TST, por sua vez, não conheceu do recurso de revista da\r\ntrabalhadora, destacando que, de acordo com o quadro descrito pelo TRT, que não\r\npode ser revisado pelo TST por causa da Súmula 126, que veta a análise de\r\nnovas provas.
Melhor apreciação das provas
\r\nNos embargos à SDI-1, a profissional sustentou que as provas da gestação já\r\nestavam nos autos e “bastaria apenas uma melhor apreciação destas provas”\r\npara se concluir que a gestação ocorreu no curso do contrato de trabalho.
De acordo com a ultrassonografia feita em 23 de junho 2010, a gravidez\r\ncontava com cinco semanas e seis dias e, portanto, ocorreu durante o aviso\r\nprévio, o qual deve ser considerado para todos os fins.
O ministro José Roberto Freire Pimenta, relator dos embargos, deu razão\r\nà trabalhadora. “Embora o TRT registre que a gravidez foi constatada mais de\r\nquatro semanas após a dispensa, e em que pese a omissão sobre as datas de\r\ninício e término do aviso-prévio, está claro que este estava em curso quando o\r\nexame foi realizado”, afirmou. “Logo, o exame da matéria não depende de reexame\r\nda valoração do conteúdo fático-probatório dos autos.”
Segundo o relator, não procede o entendimento da turma de que, baseada\r\nno quadro registrado pelo TRT, não se poderia concluir que a empregada\r\nengravidou durante o pacto laboral. “Bastaria um exame mais acurado da\r\nnarrativa regional para se chegar a um entendimento diverso. A questão é\r\njurídica e não depende de prova”, salientou.
No exame do mérito, o ministro destacou que, pela Orientação\r\nJurisprudencial 82 da SDI-1, a data de saída a ser anotada na carteira de\r\ntrabalho é a do término do aviso prévio, ainda que indenizado. Lembrou ainda\r\nque, de acordo com a jurisprudência do tribunal (Súmula 244), o desconhecimento\r\ndo estado gravídico pelo empregador não afasta o direito à indenização pela\r\nestabilidade.
\r\n\r\nFonte:\r\nAssessoria de Imprensa do TST.
\r\n\r\n\r\n\r\n
Passagens aéreas são mais baratas na segunda e mais caras no domingo, aponta pesquisa
O preço de passagens aéreas pode variar em cerca de 25% de acordo com o dia da semana escolhido para viajar. De acordo com o levantamento da agência de viagem virtual ViajaNet, a segunda-feira tem o bilhete mais barato em trechos nacionais, enquanto que o domingo possui o tíquete mais caro. Para viagens internacionais, o voo mais barato sai às terças-feiras. No ano, o preço das passagens aéreas caiu 19,28%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última terça-feira. Viajar na segunda-feira pode ser 15% mais barato em...
Foram mais de 500 mil acidentes de trabalho em 2017
Em 2017, 264 pessoas morreram na Amazônia Legal vítimas de acidente de trabalho. Já o número de auxílios-doença pagos por esse motivo na região chegam a quase 17 mil.Mato Grosso é o estado com maior registro mortes e de trabalhadores afastados por acidente no local de trabalho: 4.416, sendo 82 óbitos. Em seguida aparece o Pará, com quase 3.500 afastamentos e 66 mortes, e em terceiro lugar o Amazonas, com aproximadamente três mil afastamentos e 16 óbitos.O impacto na Previdência Social em cada um dos três estados, por exemplo, foi superior a R$ 23 milhões.Os dados são do Observatório...
Começa a campanha para atualizar caderneta de vacinação
Começa nesta segunda-feira (19) a Campanha Nacional de Multivacinação em todo o País para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O público-alvo da mobilização são crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 anos a 15 anos. O Dia D de mobilização nacional está marcado para o próximo sábado (24), quando os postos estarão abertos para atender aos que tiverem dificuldades de comparecer em horário comercial. A campanha segue até 30 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos em todo o Brasil. Ao todo, 350 mil profissionais participam...