O Brasil não voltará a crescer de forma sustentável\r\nenquanto não reduzir sua desigualdade e a extrema concentração da renda no topo\r\nda pirâmide social, diz o economista francês Thomas Piketty.
Autor de “O Capital no Século 21”, em que apontou um\r\naumento da concentração no topo da pirâmide social nos Estados Unidos e na\r\nEuropa, Piketty agora se dedica a um grupo de pesquisas que investiga o que\r\nocorreu em países em desenvolvimento como o Brasil, a China e a Índia.
Os primeiros resultados obtidos para o Brasil foram\r\npublicados no início do mês pelo irlandês Marc Morgan, estudante de doutorado\r\nda Escola de Economia de Paris que tem Piketty como orientador.
O trabalho de Morgan, que incorpora informações de\r\ndeclarações do Imposto de Renda e outras estatísticas, sugere que a\r\ndesigualdade brasileira é maior do que pesquisas anteriores indicavam e calcula\r\nque os 10% mais ricos da população ficam com mais da metade da renda no Brasil.
Fonte: Folha de São Paulo
TST valida acordo que amplia estabilidade apenas para gestantes contratadas por prazo indeterminado
A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho julgou válida cláusula coletiva que aumentou somente para um grupo de empregadas o prazo da garantia de emprego a gestantes prevista constitucionalmente. A ampliação para 210 dias beneficiou apenas as trabalhadoras da Souza Cruz S.A. contratadas por prazo indeterminado, sem extensão aos contratos com vigência pré-determinada. Entre a maioria dos ministros, prevaleceu o entendimento de que não houve ofensa ao princípio da isonomia. O acordo coletivo foi assinado pela indústria de cigarros...
Brasil deverá ter tímida recuperação nos salários em 2017, diz pesquisa
Os brasileiros não devem ter aumentos salariais significativos em 2017, com uma previsão de crescimento real de apenas 0,4%, segundo pesquisa da Korn Ferry, por meio da divisão Hay Group. Apesar do resultado “tímido”, o índice do Brasil é melhor do que em 2016, quando houve uma redução de 1,2% nos salários reais. O índice brasileiro fica bem atrás da média global, que registra ganhos de 2,3% nos salários reais. Segundo a pesquisa, ainda não é possível identificar a recuperação do poder de compra do trabalhador no Brasil. As razões são um...
Deputado diz que comercial de TV sobre a reforma da previdência é propaganda enganosa
O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) foi ao Conar , o conselho nacional que regula a propaganda, reclamar contra o institucional do governo sobre a reforma da previdência. Propaganda enganosa é crime e o órgão tem poderes para mandar suspender a veiculação.