44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

MP atrasa pagamento do PIS/Pasep para idosos

Data de publicação: 30/08/2017

 Quatro milhões de pessoas com 70 anos ou mais que já\r\nteriam acesso às cotas do PIS/Pasep, de acordo com o Ministério do\r\nPlanejamento, vão ter que esperar, pelo menos, até outubro deste ano para\r\nreceber os pagamentos.

\r\n\r\n

A medida provisória anunciada pelo presidente Michel\r\nTemer na última quarta-feira (23) reduziu a idade mínima para o saque das cotas\r\nde 70 anos para 65 (homens) e 62 (mulheres), mas também estabeleceu um novo\r\ncalendário de pagamentos.

\r\n\r\n

Quem se encaixa nos critérios de saque por\r\naposentadoria ou idade deverá aguardar a divulgação do cronograma, que se\r\nestenderá de outubro de 2017 a março de 2018 —pagamentos por invalidez,\r\ndeficiência física ou morte seguem normalmente.

\r\n\r\n

Hoje, quem se cadastrou no Fundo PIS/Pasep até 4 de\r\noutubro de 1988 e ainda não retirou a cota tem direito ao saque imediato.

\r\n\r\n

Para Mario Avelino, presidente do Instituto Fundo\r\nDevido ao Trabalhador, o governo “deu dez e tirou oito”. Ele considera positiva\r\na redução da idade mínima, mas diz não ser justo impor um atraso a quem já tinha\r\ndireito ao benefício.

\r\n\r\n

“São afetadas exatamente pessoas idosas, que\r\npoderiam sacar o dinheiro hoje, mas agora terão que esperar até março do ano\r\nque vem, dependendo da data do aniversário”, diz.

\r\n\r\n

Em nota, o Ministério do Palnejamento afirma que a\r\ndivulgação do calendário será feita até o dia 15 de setembro e que “aqueles com\r\nmais idade serão os primeiros na ordem de atendimento.”

\r\n\r\n

Os saques seguirão critérios estabelecidos pela\r\nCaixa Econômica Federal, responsável pelo PIS (iniciativa privada), e pelo\r\nBanco do Brasil, responsável pelo Pasep (servidores públicos).

\r\n\r\n

Segundo o Banco do Brasil, 1,34 milhão de cotistas\r\nintegrantes do Pasep se enquadram na nova regra. Em nota, o banco informa\r\napenas que o calendário de saques “será divulgado em breve, se dará a partir de\r\noutubro/2017 e será por final de inscrição.”

\r\n\r\n

A Caixa informa, por meio de sua assessoria, que\r\nestá “elaborando o calendário e adequando a sistemática” dos pagamentos.\r\nExplica também que a orientação é que pessoas acima de 70 anos aguardem o novo\r\ncronograma.

\r\n\r\n

QUEM\r\nTEM DIREITO

\r\n\r\n

O PIS/Pasep pode ser retirado por trabalhadores que\r\ncontribuíram com os fundos antes da Constituição de 1988.

\r\n\r\n

O saque é feito nas agências do Banco do Brasil, no\r\ncaso de contribuição ao Pasep, ou da Caixa Econômica Federal, no caso da\r\ncontribuição ao PIS.

\r\n\r\n

Até 4 de outubro de 1988, cada trabalhador tinha uma\r\nou mais contas no PIS/Pasep e recebia o valor conforme as cotas de\r\ncontribuição. A partir da Constituição de 1988, a arrecadação do PIS/Pasep\r\ndeixou de ir para as contas individuais. Dois quintos da receita dos tributos\r\npassaram a financiar o BNDES e três quintos passaram a ir para o FAT (Fundo de\r\nAmparo ao Trabalhador), que paga o abono salarial, o seguro-desemprego e\r\nfinancia cursos de capacitação profissional.

\r\n\r\n

Fonte:\r\nFolha de S. Paulo.

Outras Notícias

Trabalhador pode usar gravação telefônica sem consentimento como prova

Um trabalhador pode usar uma gravação de conversa telefônica feita sem o consentimento da empresa como prova de que deveria receber mais pelos serviços feitos. O entendimento é da 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, ao rejeitar recurso das empresas para que a Justiça considerasse ilegal a gravação de conversa telefônica que serviu para comprovar a diferença de produção requerida por um pedreiro. O contrato de emprego teve vigência entre 2010 e 2013, e o trabalhador recebia, em média, R$ 1,5 mil por mês. Na reclamatória trabalhista, ele relatou ter...

Trabalhador tem estabilidade se doença for descoberta antes de demissão

Trabalhador que tem doença crônica descoberta pelo empregador antes de ser dispensado definitivamente tem direito a estabilidade .  Com esse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) determinou a reintegração imediata de um funcionário demitido por ser portador do vírus HIV. Além disso, a empresa deverá pagar todos os salários e benefícios correspondentes ao período compreendido entre a data de dispensa e a do efetivo retorno ao emprego. Os desembargadores do...

Carta de Florianópolis é aprovada pelos participantes da 4° Plenária Nacional Comerciária da UGT

  Os dirigentes sindicais comerciários presentes à 4ª Plenária Nacional, realizada de 23 a 25 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina, após três dias de intensos debates apresentaram a carta que é fruto de todo o processo de discussão em torno dos problemas apontados durante as palestras e apresentações que foram ministradas.  Intitulada “Carta de Florianópolis” o documento aprovado diz:  Carta de Florianópolis  Os comerciários brasileiros, filiados à União Geral dos Trabalhadores (UGT) reunidos de 23 a 25 de novembro de 2016, em Florianópolis,...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: