O Brasil tem 207.660.929 habitantes, segundo\r\nestimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada\r\nnesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União. A data de referência para o\r\nlevantamento é 1º de julho. Em 2016, a população do país era estimada em pouco\r\nmais de 206 milhões habitantes. Neste período, 25% dos municípios tiveram suas\r\npopulações reduzidas.
O crescimento de 2016 para 2017 foi de 0,77% (cerca\r\nde 1,6 milhão de pessoas a mais). De acordo com o IBGE, a taxa de crescimento\r\npopulacional vem desacelerando nos últimos anos. A razão principal da redução\r\nno ritmo de crescimento, segundo o instituto, é a queda na taxa de fecundidade.
Com base no levantamento, o IBGE aponta que projeção\r\ndemográfica daqui a 26 anos (entre 2042 e 2043) é de que a população brasileira\r\nvai atingir seu limite máximo, estimado em 228,4 milhões. Em seguida, deverá\r\ndecrescer nos anos seguintes.
São Paulo é o estado mais populoso, com 45.094.866\r\nhabitantes, seguido de Minas Gerais, com 21.119.536, e Rio de Janeiro, com\r\n16.718.956. O estado com a menor população é Roraima, que tem 522.636\r\nhabitantes.
Entre os municípios, São Paulo continua sendo o mais\r\npopuloso do país, com 12,1 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro,\r\ncom 6,5 milhões de habitantes, Brasília e Salvador, com cerca de 3 milhões de\r\nhabitantes cada.
Dentre os 5.570 municípios brasileiros, apenas 17\r\ntêm população superior a 1 milhão de pessoas, somando 45,5 milhões de\r\nhabitantes ou 21,9% da população do Brasil. Serra da Saudade, em Minas Gerais,\r\né o município brasileiro com a menor população - apenas 812 habitantes. O\r\nsegundo menor município em termo populacional é Borá, em São Paulo, com 839\r\nhabitantes.
Fonte:\r\nG1.
TRT/PR condena banco por espionar empregados
O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) condenou o banco HSBC a pagar multa de R$ 2 milhões por danos morais coletivos, por ter espionado a vida privada de 152 funcionários da instituição entre os anos de 1999 e 2003, empregados que estavam afastados por problemas de saúde pelo INSS. A decisão diminuiu o valor da multa determinada pela Justiça do Trabalho em primeiro grau, proferida em fevereiro deste ano, que colocava multa de R$ 67,5 milhões. Ainda cabe recurso, segundo o TRT-PR. Após a decisão...
FST debate importância das redes sociais na luta sindical
BRASÍLIA/DF – O Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) reuniu dirigentes das confederações filiadas, em 07/05, para debater pauta abordando ações contra a reforma da Previdência; a modernização da comunicação sindical e a nova portaria sobre registro de entidades. A questão do uso das redes sociais na luta sindical sobressaiu na discussão do dia.Coordenador nacional do FST e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC), Oswaldo Augusto de Barros prega o abandono de antigos padrões de comunicação. “Hoje tudo acontece...
Senador Paim diz que governo mente sobre a reforma da previdência
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o governo mente quando afirma, em propaganda sobre a reforma da Previdência veiculada nos meios de comunicação, que as mudanças propostas não prejudicarão os trabalhadores. Paim disse que essa informação não procede, ao lembrar que os homens terão de trabalhar cinco anos a mais e as mulheres, sete anos. Ao mesmo tempo que propõe isso, o governo, afirmou o senador, nada faz para tornar o caixa da Previdência superavitário, como ficou provado com a CPI da Previdência, cujo relatório foi aprovado por unanimidade, inclusive com o voto...