O preço da cesta básica é quase o mesmo nos\r\nsupermercados de bairro e nas grandes varejistas do Brasil, aponta uma pesquisa\r\nda consultoria GFK divulgada nesta segunda-feira (7). Para a GfK, os pequenos\r\ncomerciantes sacrificaram sua margem para não perder clientes durante a crise\r\neconômica.
A pesquisa aponta que o preço médio dos 35 produtos\r\nda cesta básica custa R$ 247,16 nas grandes redes, centavos a menos do que o\r\npreço nos mercadinhos de bairro, de R$ 247,34. O estudo recolheu dados de 400\r\nestabelecimento do país inteiro no primeiro trimestre deste ano.
A rigor, o preço costuma ser maior nos mercados de\r\nbairro. As grandes redes têm ganhos de escala e conseguem negociar preços\r\nmelhores com fornecedores, o que viabiliza a cobrança de um preço menor do consumidor.
O responsável da pesquisa, Marco Lima, diz que o\r\ndiferencial de preços entre grandes e pequenos varejistas vem caindo ano a ano,\r\nespecialmente com o agravamento da crise econômica. “Os pequenos varejistas\r\nsofreram muito e seguraram o preço mais que o grande varejo. Esmagaram a\r\nmargem, mas mantiverem o cliente na sua loja”, afirmou.
Fonte: G1
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