44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Desemprego tem nos jovens maiores vítimas e arruína sonho de ganhos com educação

Data de publicação: 02/08/2017


A\r\nenfermeira Ana Carolina, 26 anos, conseguiu um feito sem precedentes na\r\nfamília, foi a primeira a cursar uma faculdade. Hoje, no entanto, engrossa a\r\nfileira de jovens que enfrentam a radical inversão do mercado de trabalho:\r\ncresceram numa economia de pleno emprego, mas passaram a conviver com o\r\ndesemprego recorde.

\r\n\r\n

“Eu\r\nachava que não iria demorar muito para conseguir um emprego. Me formei em junho\r\nde 2014 e imaginei que até dezembro daquele ano estaria empregada, mas o máximo\r\nque consegui foi participar de uma dinâmica”, diz Ana Carolina Gomes da Silva.

\r\n\r\n

Além da\r\ngraduação em uma universidade privada de São Paulo, a jovem concluiu uma\r\npós-graduação em pediatria em 2015. No entanto, carrega apenas a experiência\r\ndos estágios que eram obrigatórios durante a graduação.

\r\n\r\n

Nos\r\núltimos anos, trajetórias como a de Ana Carolina se tornaram comuns pelo\r\nBrasil, com mais jovens chegando ao ensino superior. Entre 1995 e 2015, a\r\nquantidade de universitários de 18 a 24 anos aumentou de 1,1 milhão para 4\r\nmilhões, segundo levantamento feito pela consultoria Plano CDE com base nos\r\ndados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

\r\n\r\n

Os anos a\r\nmais de estudos, no entanto, não se traduziram na garantia de um emprego. Pelo\r\ncontrário. A grande marca da atual crise - que se arrasta desde o fim de 2014 -\r\né o forte crescimento do desemprego e, sobretudo, entre os jovens.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Decepção

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Um\r\nlevantamento do Locomotiva Instituto de Pesquisa retrata bem a combinação\r\nperversa entre o avanço educacional dos brasileiros e a decepção com a falta de\r\nperspectiva para a economia brasileira. De acordo com o estudo, 72 por certo\r\ndos jovens brasileiros estudaram mais do que os seus pais, mas 75% dos\r\nbrasileiros com até 30 anos acreditam que o país não vai voltar a criar vagas\r\nde emprego antes de dois anos.

\r\n\r\n

A\r\ndeterioração do mercado de trabalho para os mais novos é preocupante porque\r\ntraz efeitos não só no curto prazo, mas também no longo prazo, uma vez que está\r\nfazendo o Brasil desperdiçar o investimento feito pelo governo na educação.

\r\n\r\n

No ano\r\npassado, somente os gastos do governo federal com o Fundo de Financiamento\r\nEstudantil (Fies), destinado a financiar a graduação no Ensino Superior, foram\r\nde R$ 19,1 bilhões. Em 2010, eram R$ 880 milhões.

\r\n\r\n

A crise,\r\naliás, é tanta que os jovens que se beneficiaram do Fies também não estão\r\nconseguindo arcar com a dívida estudantil.

\r\n\r\n

Fonte: G1

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Justiça pune empresa por demitir empregado que procurou seus direitos

Com base na Lei 9.029/95, que autoriza a reintegração em caso de dispensa discriminatória em razão do sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade, a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma empresa por demitir um trabalhador logo após ele ter ajuizado uma ação trabalhista. Para o colegiado, a interpretação extensiva da norma é possível nesse caso, “tendo em vista a violação ao direito constitucional de ação”. A decisão beneficia um operador de máquina. Segundo informações do processo, ele ainda estava empregado quando entrou...

Dirigentes da UGT pedem que Rodrigo Maia adie votação da Reforma da Previdência

Dirigentes das Centrais Sindicais participaram na manha desta quarta-feira (7) de uma reunião com o presidente da Câmara Rodrigo Maia e destacaram a importância do projeto da Reforma da Previdência não ser colocado em votação antes de passar por ampla discussão com a sociedade e as centrais sindicais. Pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) participaram o vice presidente Lourenço Prado e o secretário Miguel Salaberry Filho. Maia assegurou que, caso o governo não tenha os votos necessários na semana de 20 a 22, o projeto não entrará  mais em Pauta, ficando o assunto para...

Aposentado que volta à ativa tem direito a multa do FGTS ao ser demitido

Empregado que se aposenta voluntariamente e continua trabalhando tem direito a receber a multa de 40% sobre todos os depósitos do FGTS em caso de demissão sem justa causa, inclusive em relação ao período posterior à concessão da aposentadoria. Isso porque a aposentadoria espontânea não constitui causa de extinção do contrato de trabalho. Essa foi a decisão da 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao julgar o pedido de um maquinista que teve o contrato extinto em 2009, após obter aposentadoria...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: