Cerca de 36% dos trabalhadores que já realizaram saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) utilizaram o valor para pagar dívidas atrasadas, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Dos entrevistados, 7% usaram o benefício para quitar parte de compromissos pendentes e 10% aproveitaram para antecipar o pagamento de contas não atrasadas, como crediário e prestações da casa ou do carro.
A pesquisa ainda aponta que 42% dos beneficiários utilizaram o valor para despesas do dia a dia, enquanto 6% usaram o saldo inativo para realizar compras e 16% optaram por investir ou poupar.
“Livre das dívidas, o consumidor poderá retornar ao mercado de crédito, reaquecendo as vendas do varejo”, analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcel Kawauti.
Para os consumidores que ainda irão fazer os saques, a principal finalidade também será o pagamento de dívidas, indica o estudo. Enquanto 26% vão utilizar o dinheiro para quitar compromissos atrasados, 21% deverão regularizar ao menos uma parte das pendências em atraso e 25% pretendem pagar despesas do dia a dia. Apenas 4% irão utilizá-lo para compras, enquanto 3% pretendem gastar em viagens e 2% adquirir um imóvel.
Ainda de acordo com o SPC Brasil, 8% dos brasileiros já sacaram o benefício e 18% desconhecem se têm direito ao saque.
Para a realização da pesquisa, foram realizados 800 questionários em 12 capitais de cinco regiões do país na primeira quinzena de abril. Foram entrevistadas pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos sexos e diferentes classes sociais.
Terceiro Lote
Nesta sexta-feira, a Caixa Econômica Federal liberou o terceiro lote de saques de contas inativas do FGTS. Brasileiros nascidos em junho, julho e agosto poderão retirar o dinheiro do fundo de garantia de contas inativas.
Em diversas cidades brasileiras, agências da Caixa Econômica abriram duas horas mais cedo para dar fluxo aos atendimentos. O banco também abrirá excepcionalmente neste sábado (13) e terá horário estendido na próxima segunda e terça-feira.
Fonte: site da UGT Nacional
Centrais lançam Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora
Com a presença de mais de 300 sindicalistas, as centrais sindicais União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, CUT, CSB, CTB, Nova Central e Intersindical lançaram, nesta quarta-feira (6), no Sindicato dos Químicos, em São Paulo, a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora (Democracia, Soberania e Desenvolvimento com Justiça Social: Trabalho e Emprego no Brasil). O documento, que vai pautar as ações das Centrais este ano, será entregue a todos os candidatos à presidência da República, bem como aos deputados e senadores. A entrega desse documento será o início...
MPT adota medida que aumenta multa à empresa que excede jornada
O Ministério do Trabalho do Paraná (MPT-PR) elaborou o Projeto Maiores Infratores, que tenta coibir a jornada de trabalho excessiva por meio de multas de altos valores. Em quatro anos, de 2011 a 2014, R$ 46,8 milhões em multas e condenações foram aplicados em grandes empresas paranaenses. Em entrevista à Rádio Brasil Atual, a médica Maria Maeno explica como foi feito o trabalho. “As multas do Ministério do Trabalho são baixas. Então, os auditores resolveram adotar um método de trabalho diferenciado....
OAB vai pedir afastamento do presidente da Anatel
A OAB Nacional irá requerer junto à Presidência da República e ao Ministério das Comunicações, o afastamento do presidente da Anatel, João Rezende. Segundo o presidente da Ordem, Claudio Lamachia, Rezende não tem mais condições de permanecer no cargo, pois tem usado a agência como um sindicato de empresas de telecomunicações. "Sua condição de permanência está absolutamente comprometida com o que temos visto atualmente", afirmou. Lamachia participou nesta segunda-feira, 6, de reunião do Conselho de Comunicação Social, órgão de interligação...