Cerca de 36% dos trabalhadores que já realizaram saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) utilizaram o valor para pagar dívidas atrasadas, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Dos entrevistados, 7% usaram o benefício para quitar parte de compromissos pendentes e 10% aproveitaram para antecipar o pagamento de contas não atrasadas, como crediário e prestações da casa ou do carro.
A pesquisa ainda aponta que 42% dos beneficiários utilizaram o valor para despesas do dia a dia, enquanto 6% usaram o saldo inativo para realizar compras e 16% optaram por investir ou poupar.
“Livre das dívidas, o consumidor poderá retornar ao mercado de crédito, reaquecendo as vendas do varejo”, analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcel Kawauti.
Para os consumidores que ainda irão fazer os saques, a principal finalidade também será o pagamento de dívidas, indica o estudo. Enquanto 26% vão utilizar o dinheiro para quitar compromissos atrasados, 21% deverão regularizar ao menos uma parte das pendências em atraso e 25% pretendem pagar despesas do dia a dia. Apenas 4% irão utilizá-lo para compras, enquanto 3% pretendem gastar em viagens e 2% adquirir um imóvel.
Ainda de acordo com o SPC Brasil, 8% dos brasileiros já sacaram o benefício e 18% desconhecem se têm direito ao saque.
Para a realização da pesquisa, foram realizados 800 questionários em 12 capitais de cinco regiões do país na primeira quinzena de abril. Foram entrevistadas pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos sexos e diferentes classes sociais.
Terceiro Lote
Nesta sexta-feira, a Caixa Econômica Federal liberou o terceiro lote de saques de contas inativas do FGTS. Brasileiros nascidos em junho, julho e agosto poderão retirar o dinheiro do fundo de garantia de contas inativas.
Em diversas cidades brasileiras, agências da Caixa Econômica abriram duas horas mais cedo para dar fluxo aos atendimentos. O banco também abrirá excepcionalmente neste sábado (13) e terá horário estendido na próxima segunda e terça-feira.
Fonte: site da UGT Nacional
Mercado de trabalho sinaliza redução no número de demissões, diz FGV
O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) avançou 3,8% em maio, indo a 79,4 pontos, o maior nível desde os 83 pontos de abril de 2014. Divulgado hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV), o resultado sinaliza “atenuação do ritmo de queda do número de pessoas ocupadas na economia brasileira nos próximos meses”. O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) subiu 4,1% em maio, atingindo 99,5 pontos, o maior desde dezembro passado. Na avaliação da FGV, ao interromper uma série de quatro quedas consecutivas e indicar um aumento...
Deputado mineiro denuncia manobra para a Câmara aprovar reforma trabalhista
O deputado mineiro Patrus Ananias faz uma denúncia muito séria. Segundo ele, o Projeto de Lei 6.787/16, que é muito cruel com os trabalhadores, pode ser aprovado a toque de caixa pela Câmara, por meio de uma manobra feita pelo presidente da casa, Rodrigo Maia, aliado de primeira hora do governo Temer.É o seguinte: Maia criou uma comissão especial em fevereiro para apreciar o PL da reforma trabalhista e votá-la, sem passar pelo plenário. É uma comissão temporária, formada exclusivamente para apressar a aprovação da polêmica reforma, que tira direitos dos trabalhadores e...
Calendário de Final de Ano
Calendário de final de ano, elaborado de acordo com a negociação coletiva, contendo as datas de abertura do comércio e demais condições negociadas, para fins de prestarmos informações. Imprimir ou baixar.