44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Inadimplência tem a maior queda em sete anos, mas 52 milhões têm dívidas

Data de publicação: 12/04/2017

O volume de dívidas em atraso de pessoas\r\nfísicas caiu 4,42% em março sobre o mesmo período de 2016, na menor variação da\r\nsérie histórica da pesquisa iniciada em 2010 pelo Serviço de Proteção ao\r\nCrédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O\r\nmaior recuo ocorreu no setor de comunicação (-18,10%), seguido do comércio\r\n(-6,11%), serviços de água e luz (-1,53%) e bancos (-0,05%).

\r\n\r\n

No entanto, a grande concentração de\r\ninadimplência está no segmento onde a retração foi mais inexpressiva: os\r\nbancos. Quase a metade das dívidas (48,9%) é de pendências com as instituições\r\nbancárias. No comércio, estão 20,5% dos débitos não quitados e, na área de\r\ncomunicação, 13,9%.

\r\n\r\n

Devedores crescem e são 59 milhões

\r\n\r\n

Apesar de ter caído o volume de dívidas, o\r\ntotal de inadimplentes cresceu no primeiro trimestre, somando 59,2 milhões ante\r\n58,7 milhões em igual período de 2016. Esse universo equivale a 39,36% da\r\npopulação adulta, entre 18 e 95 anos. A maior parte, mais da metade (50,12%),\r\ntem entre 30 e 39 anos.

\r\n\r\n

O maior número de consumidores negativados\r\n(25,1 milhões) é da Região Sudeste, seguida pelo Nordeste, com 15,57 milhões;\r\nSul, com 8,34 milhões; Norte, com 5,31 milhões; e Centro-Oeste, com 4,84\r\nmilhões.

\r\n\r\n

O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, observou,\r\nporém, que diminuiu a intensidade do crescimento da inadimplência. “Essa\r\ndesaceleração ocorre desde o segundo trimestre de 2016 e reflete tanto a\r\nrecessão econômica, que reduziu a capacidade de pagamento das famílias, quanto\r\na redução da tomada de crédito por parte dos consumidores e sua propensão a\r\nconsumir. O consumidor tem tido maior cautela com compras, além de maior\r\ndificuldade para conseguir crédito. Assim, ele se endivida menos e, com isso,\r\ntorna-se mais difícil ficar inadimplente”, disse.

\r\n\r\n

Pinheiro informou que, na comparação de março\r\ndeste ano com março do ano passado, o número de inadimplentes ficou 0,36% menor\r\ne que esta foi a primeira queda anual desde 2010. 

\r\n\r\n

Fonte: Agência Brasil

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Riachuelo é proibida de descontar compras feitas com cartão da loja de salários de empregados em Natal (RN)

A Quarta Turma do Turma do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu de recurso da Lojas Riachuelo S.A. contra decisão que a proibiu de descontar do salário dos empregados de Natal (RN) os valores referentes a compras parceladas feitas, como clientes, com o cartão de crédito da loja. A Turma manteve o entendimento de que o desconto só pode ser realizado quando houver previsão legal ou autorização por norma coletiva. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, que alegava que a Riachuelo abusou do poder diretivo ao realizar, em alguns casos, descontos que representaram...

Presidente da UGT lidera reunião de comerciários de todo o Brasil com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, esteve nesta terça-feira (21/02) com dirigentes sindicais da categoria comerciária de todo o Brasil durante reunião com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Na pauta, a proliferação desenfreada de registro de sindicatos dividindo a base de comerciários e trazendo conflitos à classe. Minas Gerais, por exemplo, denuncia a existência de quadrilhas organizadas para fundar entidades sindicais. No Rio de Janeiro, milícias organizadas para fundar sindicatos são a atual realidade, que precisa ser combatida. Em Rondônia,...

Animale e café certificado integram nova ‘lista suja’ do trabalho escravo

Cadastro divulgado hoje tem 48 novos empregadores. Certificadoras vão suspender selo de boas práticas de produtor de café. Grife de luxo subcontratou costureiros imigrantes bolivianos e os submeteu a jornadas de mais de doze horas por diaA nova “lista suja” do trabalho escravo, divulgada hoje (03/04) pelo Ministério da Economia, traz 48 novos empregadores. A Animale, marca de roupas de luxo que subcontratou costureiros imigrantes bolivianos e os submeteu a jornadas de mais de doze horas por dia passa a integrar o cadastro. Os 10 trabalhadores resgatados dormiam nas oficinas, dividindo o...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: