Os contribuintes que não quitaram o IPVA (Imposto\r\nsobre Propriedade de Veículos Automotores) deste ano ainda podem fazer o\r\npagamento, mas terão multa. O acréscimo será de 0,33% por dia, até o limite de\r\n20% sobre o valor do imposto.
\r\n\r\nNeste caso, o pagamento pode ser feito normalmente,\r\nna rede bancária, com o número do Renavan e o CPF do proprietário do veículo.
\r\n\r\nQuem perdeu o prazo deve ficar atento, porque, além\r\ndos juros, o dono do carro poderá ter o veículo apreendido.
O contribuinte só conseguirá fazer o licenciamento\r\nse o IPVA estiver quitado e, ao circular irregularmente, pode ter o carro\r\napreendido.
\r\n\r\nSegundo a Secretaria de Estado da Fazenda, após\r\nvencer o prazo do licenciamento, quem for pego sem o documento em dia recebe\r\nmulta de sete pontos na carteira de habilitação, por se tratar de infração\r\ngravíssima.
\r\n\r\nApós passar o prazo do licenciamento, o contribuinte\r\né considerado inadimplente e o valor do débito pode dobrar.
\r\n\r\nPAGAMENTO ATRASADO
\r\n\r\nO proprietário que não pagou o IPVA no prazo deve\r\nacertar as contas como Estado
\r\n\r\nPor ter perdido o prazo, o imposto tem juros de\r\n0,33% por dia de atraso, até o limite de 20% do IPVA
\r\n\r\nCOMO ACERTAR
\r\n\r\nO dono do carro deve ir até uma agência bancária com\r\no número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor)
\r\n\r\nO pagamento pode ser feito no caixa eletrônico, no\r\nguichê ou pela internet
\r\n\r\nLICENCIAMENTO
\r\n\r\nEntre maio deste ano e abril de 2018, vencem os\r\nprazos de licenciamento dos veículos
\r\n\r\nO mês exato de vencimento varia conforme o final da\r\nplaca
\r\n\r\nApós o prazo para o licenciamento do veículo, se\r\ncontinuar com o IPVA sem pagamento ou se existir outra pendência (multas de\r\ntrânsito, seguro obrigatório etc.), o proprietário estará impedido de licenciar
\r\n\r\nPRÓXIMOS PAGAMENTOS
\r\n\r\nQuem optou por acertar o IPVA em três vezes ainda\r\ntem que ficar atento ao calendário de pagamentos da última parcela. Confira\r\nabaixo quando vence a terceira parcela do IPVA, de acordo com o final da placa\r\ndo carro.
\r\n\r\n1 - 9/3
\r\n\r\n2 - 10/3
\r\n\r\n3 - 13/3
\r\n\r\n4 - 14/3
\r\n\r\n5 - 15/3
\r\n\r\n6 - 16/3
\r\n\r\n7 - 17/3
\r\n\r\n8 - 20/3
\r\n\r\n9 - 21/3
\r\n\r\n0 - 22/3
\r\n\r\nFonte: Folha de S.Paulo.
Vida dos trabalhadores importa! Centrais cobram protocolos de proteção aos trabalhadores
Após um ano de pandemia e quase 800 mil paranaenses infectados, é a primeira vez que o Governo do Paraná se senta oficialmente com as centrais sindicais, Ministério Público do Trabalho e DIEESE para debater protocolos de prevenção e combate à pandemia de Covid-19. Instituído em 24 de agosto de 2020, o comitê tripartite ainda não se reuniu.Agora, o Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical poderá apresentar ao secretário de Saúde, Beto Preto, algumas medidas para o controle da pandemia aprovadas em um protocolo produzido em julho de 2020. Além disso, as centrais questionam os...
Empresa que proíbe empregado de usar o refeitório comete discriminação
Empresa que proíbe apenas um grupo de funcionários de usar o refeitório comete discriminação. Com esse entendimento, a 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) condenou uma companhia agroindustrial a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um motorista impedido de usar a área de alimentação. No processo, ele alegou que a empresa discriminava alguns trabalhadores e que, com isso, violou a cláusula contratual de fornecimento de 80% do valor da alimentação...
Cobrador de ônibus de Manaus receberá adicional por excesso de calor
Um cobrador de ônibus de Manaus irá receber adicional de insalubridade de 20% por exposição ao calor do sol durante o trabalho. A decisão foi mantida pela 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Laudo pericial confirmou temperatura no interior do ônibus acima de 30° C. A empresa recorreu ao TST para tentar reverter decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/PA) que entendeu que o trabalhador estava submetido a calor acima dos limites previstos na Norma Regulamentadora...