44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Vendedor tem direito a comissão mesmo se cliente desistir de compra

Data de publicação: 23/01/2018

O fato\r\ngerador do direito à comissão para vendedor acontece na concretização do\r\nnegócio, não podendo a empresa responsabilizar o empregado por eventual\r\ndesistência de compra por parte do cliente.

\r\n\r\n

A decisão é\r\nda juíza Elysangela de Souza Castro Dickel, da 1ª Vara do Trabalho de\r\nBrasília, ao condenar uma loja a pagar todas as comissões a um ex-vendedor,\r\ninclusive quando houve desistência da compra por parte do cliente.

\r\n\r\n

Na\r\nreclamação, o trabalhador disse que fazia parte do contrato de trabalho o\r\npagamento de comissões sobre vendas no valor de 7,5% sobre o total das\r\nvendas feitas. Porém, segundo ele, essas comissões só eram pagas após a entrega\r\ndo produto e se não houvesse devolução ou troca.

\r\n\r\n

Apesar de a\r\nempresa negar o fato, o preposto disse, na audiência, que havia o estorno da\r\ncomissão paga quando ocorria desistência da compra por parte do cliente.

\r\n\r\n

A juíza,\r\nporém, afirmou que tal prática não se coaduna com o princípio da alteridade,\r\numa vez que é do empregador o ônus de arcar com os riscos do negócio, risco que\r\nnão pode ser transferido para o empregado.

\r\n\r\n

"Uma\r\nvez concretizado o negócio relativo à venda do produto pelo vendedor, desde já,\r\nocorre o fato gerador do direito à percepção da comissão respectiva, não sendo\r\nde sua responsabilidade posterior desistência ou troca de produto pelo cliente,\r\nhaja vista que sua função é apenas vender bens e serviços", disse a juíza,\r\ncitando precedente do Tribunal Superior do Trabalho nesse sentido.

\r\n\r\n

Com esse argumento, ela condenou a\r\nempresa a pagar as comissões sobre a venda de produtos feitas pelo autor da\r\nação, com reflexos nas férias acrescidas do terço constitucional, 13º e 14º\r\nsalários, prêmios, repouso semanal remunerado, horas extras realizadas e FGTS\r\ncom a multa de 40%. 

\r\n\r\n

Fonte:\r\nAssessoria de Imprensa do TRT-10.

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Loja terá de indenizar funcionário enviado ao "cantinho da disciplina"

Por ter submetido um funcionário a constrangimentos como levá-lo para o “cantinho da disciplina” (local para onde iam os empregados que não atingiam metas) e restringir seu acesso ao banheiro, uma rede de lojas de departamento foi condenada a pagar R$ 6 mil de indenização por dano moral. A empresa entrou com recurso, mas a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a sentença. Na ação ajuizada na 13ª Vara do Trabalho de Curitiba, o trabalhador informou que entrou na empresa como caixa e, após...

Juizes do Trabalhorepudiam golpe

Organização que reúne magistrados aponta que ação tem objetivo de retirar direitos sociaisA Associação Latino-americana de Juízes do Trabalho - ALJT, por sua Diretoria, vem a público manifestar repúdio ao golpe parlamentar levado a efeito no Brasil, com o julgamento realizado pelo Senado Federal, no dia 31 de agosto.É de estarrecer que a Presidente da República tenha sido condenada na ausência de crime de responsabilidade, fato reconhecido pelos julgadores, quando deixaram de inabilitar a condenada, e declarado por Senadores, em entrevistas à imprensa, e escancarado no constrangedor...

Empresa é condenada por negligenciar regularização cadastral de empregados

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou recurso da Comercial Tapajós Ltda., do Pará, contra decisão que a obrigou a indenizar um motorista que deixou de receber auxílio-doença durante meses porque a empresa informou dados errados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e demorou a resolver o problema. No número de cadastro indicado como sendo do empregado, constava o nome de outro trabalhador. A empresa, condenada a pagar R$ 10 mil por danos morais pelo juízo da Vara do Trabalho de Marabá (PA), recorreu...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: