44 3220-3618

FALE CONOSCO

sincomar@sincomar.com.br

44 3220.3618

FALE CONOSCO
Facebook Twitter Blogspot

NOTÍCIAS

VOLTAR

Crise amplia casos de afastamento do trabalho por ansiedade

Data de publicação: 27/06/2017


Medo em relação ao futuro, palpitações,\r\ninsônia, falta de ar, sensação de paralisia.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Situações assim, que descrevem alguns dos\r\nsintomas de ansiedade, têm levado mais pessoas a ficarem afastadas do trabalho.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Dados da Secretaria de Previdência\r\nmostram que as concessões de auxílio-doença por transtornos de ansiedade\r\ncresceram 17% em quatro anos —passaram de 22,6 mil, em 2012, para 26,5 mil em\r\n2016.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Neste período, as despesas com o\r\nbenefício à União foram de R$ 1,3 bilhão.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

A ansiedade já responde por dois em cada\r\ndez afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, categoria que\r\ntambém abrange a depressão, transtornos bipolares, esquizofrenia e problemas\r\nrelacionado ao uso de drogas, por exemplo.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Fica, assim, atrás apenas de depressão,\r\nque responde por com três em cada dez concessões desse tipo de benefício. O\r\nauxílio-doença é previsto para segurados do INSS (Instituto Nacional de\r\nSeguridade Social) acometidos por doenças e incapazes de continuar o trabalho.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

O alto volume de afastamentos por transtornos\r\nmentais tem chamado a atenção de médicos, defensores públicos e representantes\r\ndo governo.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

"Antes, o número de ações por causas\r\nortopédicas era absurdo. Agora, o de ações por transtornos mentais tem\r\ncrescido, a ponto de ser quase já a metade", relata Isabela Simões,\r\ndefensora pública da União que atua na área previdenciária há nove anos.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Para especialistas, alguns fatores\r\nexplicam o aumento. Entre eles, estão a crise econômica e a maior\r\nconscientização sobre transtornos como a ansiedade, o que colabora para a busca\r\npor diagnóstico e tratamento.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

"Doenças psiquiátricas menores, em\r\nque o stress ambiental é um fator para desencadeamento, aumentam em época de\r\ncrise econômica, porque aumenta a insegurança. E aí entra depressão e crise de\r\nansiedade", afirma o psiquiatra Márcio Bernik, coordenador do ambulatório\r\nde ansiedade do Instituto de Psiquiatria da USP.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

A ansiedade, segundo ele, é mais comum\r\nque a depressão, mas é menos diagnosticada.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

"É desafiador enfrentar a temática\r\ndo transtorno mental porque ele é subjetivo. Há essa dificuldade do ponto de\r\nvista do diagnóstico, do tratamento e da perícia", diz o subsecretário do\r\nRegime Geral de Previdência Social, Benedito Brunca.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Bernik, no entanto, explica que a\r\nincapacitação profissional é um dos fatores que ajuda a diagnosticar quando a\r\nansiedade é uma doença. "Não é branco e preto. O que vai determinar se é\r\numa doença ou não é o sofrimento excessivo e prejuízo funcional", diz.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Hoje, transtornos mentais e de\r\ncomportamento são o terceiro maior motivo de afastamento do trabalho. Os dois\r\nprimeiros são lesões e doenças do sistema osteomuscular, como dores nas\r\narticulações.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

SEM VOLTAR

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

"Comecei a ser muito pressionado, e\r\nquando vi, estava doente", conta o bancário Webert Maciel, 28. Segundo\r\nele, a situação começou após ter sido alvo de assédio moral na empresa onde\r\ntrabalhava.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

"Tinha pânico de sair de casa.\r\nPassava cinco dias sem dormir e comecei a desmaiar", relata. "Fui\r\nsuportando, suportando, e quando vi, estava com depressão profunda".

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Mesmo com laudo de três médicos e dois\r\npsicólogos, ele conta que teve que recorrer à Justiça para comprovar no INSS\r\nque o quadro tinha ligação com o trabalho.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

João Silvestre Silva Júnior, diretor da\r\nAssociação Nacional de Medicina do Trabalho, diz que os empregos com cobranças\r\nexageradas e metas abusivas colaboram com a alta dos casos de ansiedade.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Em muitos casos, diz, o trabalhador\r\n"esconde" o diagnóstico ou evita procurá-lo, por medo de perder o\r\nemprego.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Afastada do trabalho há um ano depois de\r\ndiagnosticar o problema, Daili Bilharva, 42, ainda não consegue pensar em\r\nretomar a função de auxiliar de serviços gerais em uma empresa em Porto Alegre.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

"Só de pensar, fico\r\ndesesperada", diz. 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Fonte: Folha de SP

\r\n\r\n

 

Outras Notícias

Sincomar qualifica comerciários para o mercado de trabalho

A escola de informática do Sincomar funciona há muito tempo e a cada ano que passa oferece mais cursos e melhor qualificação profissional aos comerciários e dependentes Essa política de estímulo à qualificação profissional no setor do comércio vem de longe no SINCOMAR. A atual escola de informática é uma sequência natural da antiga escola de datilografia. Funcionando em espaço próprio, na Rua Santos Dumont, 1811-A, hoje a escola oferece os cursos mais requisitados no mercado...

TST pune discriminação estética contra trabalhadores

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que a Justiça do Trabalho tem competência para julgar ação do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) em caso de discriminação estética. O município de Florianópolis foi processado pelo órgão em 2015 por manter regras que impedem integrantes da Guarda Municipal de usar brincos, cabelos compridos, barbas e bigodes “volumosos”. O TST determinou o retorno do processo ao Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região para que aprecie as demais razões de recurso ordinário do réu, como entender de direito. A...

Trabalhar sem EPI na limpeza de banheiro gera indenização por danos estéticos

Exercer uma atividade que causa dano na pele sem equipamento de segurança gera indenização por danos estéticos. Foi esse o entendimento do juiz Eduardo Aurélio Pereira Ferri, da 38ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, a fixar R$ 15 mil de indenização à zeladora de um templo religioso. Segundo o processo, a autora da ação passou 27 anos tendo como uma de suas funções limpar o banheiro utilizado pelos frequentadores. Em todo esse período ela nunca usou qualquer tipo de Equipamento e Proteção Individual (EPI) o que lhe causou descoloração nas mãos e corrosão...

Rua Arthur Thomas, 426 - Centro - Cep: 87013-250

Maringá - Paraná | (44) 3220-3618 | sincomar@sincomar.com.br

FILIADO: